Muita história e inovação!

P90069450

BMW 1500 11/2010).

O BMW Group celebra nesta segunda-feira (7) o centenário de fundação de suas atividades, um marco significativo não só para o setor automotivo mundial, mas para a história da indústria automotiva. A BMW, marca primordial do grupo – cujo significado é Bayerische Motoren Werke, ou Fábrica de Motores da Baviera, Estado da Alemanha cuja capital é Munique –, surgiu da união das empresas de Gustav Otto e Karl Friedrich Rapp, ambas fabricantes de motores de avião na época. A logomarca da BMW, a propósito, simboliza uma hélice de avião em movimento, nas cores da antiga bandeira da Baviera.

Ao longo de sua história, o BMW Group tem sido uma força pioneira com um claro foco voltado para o futuro. E esta mesma percepção está no centro das atividades relacionadas ao centenário da marca. Este compromisso com o futuro e com o avanço está expresso na identidade corporativa definida para a comemoração do centenário, cujo slogan é “The Next 100 Years” (“Os próximos 100 anos”). O emblema comemorativo do centenário é composto por quatro triângulos interligados, que se combinam para formar uma flecha, representando quatro características-chave do BMW Group: responsabilidade, confiança, pioneirismo e sucesso.

Celebração!!

P90212586_highRes_bmw-group-the-next-1

Para comemorar houve a apresentação, em primeira mão, do BMW Vision Next 100, um veículo-conceito inédito concebido pela BMW, que coloca em prática um pouco do que a companhia acredita que será o futuro da mobilidade nas próximas décadas. Ele combina as formas de um cupê esportivo com a elegância dinâmica de um sedã. Porém, ao contrário de uma simples máquina de transporte, trata-se de um veículo totalmente customizável e que está perfeitamente adaptado para atender às necessidades do condutor. As interações condutor-automóvel são geridas por um sistema denominado “Alive Geometry“. Os modos Boost (Propulsão) e Ease (Facilidade) oferecem, respectivamente, autonomia de condução ao motorista ou ao próprio veículo, sendo que o interior do veículo pode configurar-se automaticamente de acordo com o tipo de comando escolhido.

No modo Boost, todo o gerenciamento do veículo é centralizado no condutor, oferecendo auxílio necessário para maximizar a experiência de condução, indicando, por exemplo, o mehor traçado da pista, o manejo da direção e velocidade ideais. Acionando o modo Ease, o interior do habitáculo se transforma: o volante e o console central recolhem-se e os encostos de cabeça, os assentos e a guarnição interna das portas giram para os lados criando um ambiente integrado para que o condutor e passageiro fiquem sentados frente a frente.

P90212588_highRes_bmw-group-the-next-1

Ao longo do ano, o veículo-conceito BMW Vision Next 100 participará de uma exposição itinerante com passagens programadas pela China (maio), Inglaterra (junho) e Estados Unidos (outubro). Em Londres, ele ganhará a companhia de outros dois protótipos das marcas Rolls-Royce e MINI, que também integram o BMW Group. A última escala da turnê será em Los Angeles (EUA), onde o último veículo-conceito, concebido pela BMW Motorrad, a divisão de motocicletas do grupo, completará o quarteto de modelos futurísticos do BMW Group.

 

Momentos de pioneirismo e marcos na história do BMW Group

 

7 de março de 1916 – Data em que a empresa Bayerische Flugzeugwerke é estabelecida como sucessora da fabricante de motores de aeronaves Gustav-Otto-Flag Maschinenfabrik, com sede em Munique.

21 de julho de 1917 – A fabricante de motores aeronáuticos Rapp-Motorenwerke GmbH, fundada em 1913, obtém registro comercial com o nome de Bayerische Motoren Werke GmbH e estabelece sua sede em Munique.

10 de dezembro de 1917 – O logotipo arredondado com as letras BMW e a hélice estilizada projetada sobre as cores de azul e branco é registrada no escritório de Marcas do Instituto Europeu de Patentes.

28 de setembro de 1923 – A BMW R32, a primeira motocicleta produzida pela BMW, é apresentada no Salão do Automóvel da Alemanha, em Berlim. Ela trazia um motor de quatro tempos, boxer, de dois cilindros horizontalmente opostos.

2 de fevereiro de 1924 – O engenheiro e piloto de corridas, Rudolf Schleicher, vence a prova de subida de montanha em Mittenwalder Gsteig, registrando o primeiro triunfo da BMW em uma competição de esportes a motor.

11 de fevereiro de 1933 – Apresentado no Salão do Automóvel de Berlim, o BMW 303 foi o primeiro automóvel da BMW equipado com um motor de seis cilindros e o primeiro produto da marca a exibir a grade em forma de rim e que acabaria se tornando a principal característica visual dos automóveis da marca.

14 de junho de 1936 – O esportivo BMW 328 é apresentado publicamente pela primeira vez, no circuito de Nurburgring, na Alemanha. Ele fez sucesso na época pois reunia parâmetros de engenharia como distribuição ideal de peso, linhas aerodinâmicas e uso de materiais leves em sua construção.

9 de dezembro de 1959 – Durante a assembléia geral de acionistas da BMW, Herbert Quandt, o maior acionista da BMW, decide recusar uma oferta de aquisição e manter a independência da companhia.

21 de setembro de 1961 – Revelado durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, o BMW 1500 inaugurou uma nova categoria de automóveis: sedãs esportivos familiares.

24 de maio de 1972 – A BMW cria a divisão Motorsport, responsável por todas as atividades de esportes a motor e pelo desenvolvimento de modelos esportivos da marca.

10 de setembro de 1972 – Durante os Jogos Olímpicos de Munique, uma versão movida a eletricidade do BMW 1602 é usada como veículo de apoio durante a maratona. Trata-se do primeiro automóvel totalmente elétrico desenvolvido pela BMW.

27 de abril de 1994 – Inaugurado o Centro de Investigação e Engenharia da BMW. Conhecido pela sigla FIZ, ele conta com cerca de sete mil pesquisadores, engenheiros, designers, gestores e técnicos.

29 de janeiro de 1994 – A BMW AG assume o controle do grupo britânico Rover, que inclui as marcas Rover, MG, MINI e Land Rover. Futuramente o grupo Rover deixou de fazer parte do BMW Group, porém a marca MINI permaneceu no portfólio da compania.

10 de janeiro de 1999 – Durante o Salão de Detroit (EUA), a BMW estabelece outro novo segmento de automóveis, o SAV, abreviatura de Veículo de Atividade Esportiva, com o BMW X5. Ele combina esportividade e a versatilidade de um veículo com tração nas quatro rodas.

3 de janeiro de 2003 – A marca de carros de alto luxo britânica Rolls-Royce passa a fazer parte do BMW Group.

17 de outubro de 2007 – O edifício futurista BMW Welt, projetado com uso multifuncional, é aberto ao público.

21 de fevereiro de 2011 – A submarca BMW i é apresentada no BMW Welt. As inovações desenvolvidas pela empresa para a submarca incluem automóveis elétricos e híbridos e serviços de mobilidade inovadores.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias! e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s