Dirigimos: Hyundai HB20/Hb20S Turbo

Conforme previmos em nossas reportagens, a Hyundai divulgou essa semana o seu novo lançamento, o HB20 e HB20s Turbo. O modelo vem para suprir um espaço vazio entre o motor 1.0 aspirado e o 1.6.No próprio evento de lançamento, a marca Coreana nos presenteou com um Test-Drive no autódromo de Interlagos, e pudemos sentir na prática o desempenho do turbinado.IMG_3319

Esteticamente, praticamente nenhuma mudança foi realizada, tanto no interior quanto no exterior. Praticamente, pois a versão conta com a sigla “turbo” em vermelho na tampa do porta-malas. Fora isso, a única mudança foi sob o capô, onde está o conhecido motor Kappa 1.0 tricilíndrico, agora adotado de turbo.

Vamos ao principal, os números: o turbinado da Hyundai possui 105cv de potência e 15kgfm de torque quando abastecido no etanol e 98cv de potência e 13,8kgfm de torque na gasolina. O torque máximo aparece na casa das 1550 rotações, o que favorece o prazer ao dirigir e diminui o consumo de combustível. O motor Kappa teve leves modificações para suportar a nova pressurização causada pela turbina de 34mm de diâmetro, que chega a até 0,9 bar. O conjunto só não é melhor pela falta da injeção direta de combustível, que antecipamos em outras notícias que não teria.IMG_3323

Outra coisa que mudou foi a transmissão, que é manual de seis velocidades, e possui o diferencial mais alongado, tudo para melhorar a eficiência energética. Segundo o INMETRO, o modelo faz 8,2km/l de etanol na cidade e 10,1km/l na estrada. Já na gasolina, o consumo passa a ser de 11,6km/l na cidade e 14,3km/l na estrada.

Ao volante, o 1.0 turbo empolga nas retomadas, tendo números muito parecidos com o motor Gamma 1.6. Isso até a terceira marcha, pois ao engatar a quarta, acima dos 100km/h, o motor perde um pouco de fôlego e percebemos que estamos a bordo de um 1.0 com “algo a mais”.

Nas acelerações saindo do repouso, o modelo atinge os 100km/h em 11,2 segundos. Mas não abuse, pois caso as rodas destracionem, é muito evidente o corte do acelerador eletrônico.IMG_3330

Em questão de valores, o turbinado ficou no meio termo entre o 1.0 aspirado e o 1.6, como já era o nosso esperado. O hb20 hatchback possui o motor turbo em duas versões, a Confort Plus que custa R$47.445,00 e a Confort Style, que custa R$51.595,00. Já o sedan, possui as mesmas duas versões e custa R$51.475,00 na Confort Plus e R$55.225,00 na Confort Style.

O chevrolet Onix que se cuide, pois claramente o turbinado foi feito para competir com o 1.4 da GM.

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